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quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Puxando o volante de forma violenta e intermitente



O desalinhamento de direção causa um sintoma comum, mas e quando o carro tem sua geometria perfeita e somente puxa o volante de forma violenta em uma reta.

Existem centenas de respostas e a mais comum é a possibilidade de uma folga na suspensão ou mesmo um problema pontual no freio de uma das rodas, mas e se após a troca de todas a peças da suspensão o defeito continuar, é bom rasgar os diplomas e mergulhar de cabeça no problema, mas atenção, pois você precisará de tempo, muito tempo para matar um defeito assim.

CAMBAGEM

O angulo de camber negativo, já fora de medida, é causado principalmente pelo desgaste natural das molas, folgas e deformações de peças, não pode ser ajustado na maioria dos projetos por ferramentas que prometem desentortar peças e você precisa ter em mente que as molas perdem sua resistência, independentemente se você roda pouco ou muito com o veículo, já que elas estão suportando o veículo o tempo todo.

CASTER

O angulo do caster não pode ser corrigido na maioria dos projetos a não ser pela substituição de peças deformadas, erradas ou em carros que possuem este ajuste permitido por partes móveis. Nada mais comum do que nos depararmos com sintomas de desalinhamento causados por angulo errado no caster ou mesmo por aplicação de peças erradas. Ver vídeos.

CONVERGÊNCIA E DIVERGÊNCIA

Dois termos que definem o que conhecemos, como, alinhamento aberto ou fechado, que são os grandes vilões do desgaste irregular interno e externo dos pneus, ou seja, na maioria dos casos as medidas irregulares de camber e caster ficam em segundo plano e podemos dar grande crédito aos problemas de convergência e divergência, lembrando ainda que qualquer folga na suspensão poderá comprometer todas as medidas geométricas da suspensão.

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